Algoritmo de IA encontra asteroide 'potencialmente perigoso' próximo à Terra.

 


Uma rocha espacial potencialmente ameaçadora para a Terra foi detectada por um novo algoritmo de inteligência artificial programado para encontrar asteroides que se aproximam perigosamente do nosso planeta.

O asteroide recentemente descoberto próximo à Terra, designado como 2022 SF289, é o primeiro Asteroide Potencialmente Perigoso (PHA, na sigla em inglês) a ser identificado com o novo algoritmo HelioLinc3D, sem falar na inteligência artificial.

A rocha em questão tem cerca de 600 pés (183 metros) de largura, quase do tamanho de dois campos de futebol, e espera-se que passe pela Terra a uma distância de cerca de 140.000 milhas (225.000 quilômetros). Considerando que a Terra e a Lua estão, em média, a 238.855 milhas (384.400 quilômetros) de distância uma da outra, isso pode ser bastante alarmante. Embora seja classificada como potencialmente perigosa, isso não significa que seja inevitável que ela atinja a Terra no futuro.


Como a IA para asteroides próximos à Terra funciona:


Assim como qualquer forma de inteligência artificial, sua eficácia depende dos dados que recebe.

O HelioLinc3D utiliza informações coletadas por uma rede de quatro telescópios chamada ATLAS. Dois deles estão situados em locais elevados nas montanhas do Havaí. Outro opera no Chile, e o último está localizado na África do Sul. Coletivamente, eles escaneiam todo o céu várias vezes a cada noite, procurando por objetos grandes em movimento.

Tais objetos incluem asteroides e cometas que chegam a até 7,5 milhões de quilômetros da Terra e têm mais de 140 metros de tamanho (PHA, ou seja, Asteroide Próximo à Terra). Isso também seria chamado de asteroide próximo à Terra.

Neste caso específico, o HelioLinc3D utilizou fragmentos de dados de quatro noites de observações feitas pelo ATLAS em setembro do ano passado para identificar o PHA.
"Ao demonstrar a eficácia real do software que Rubin usará para buscar milhares de asteroides potencialmente perigosos ainda desconhecidos, a descoberta do 2022 SF289 nos torna a todos mais seguros", afirmou Ari Heinze, pesquisador da Universidade de Washington e um dos principais desenvolvedores do algoritmo HelioLinc3D.
Agora que os pesquisadores identificaram a localização do asteroide próximo à Terra 2022 SF289 com a IA, estudos mais intensivos podem ser realizados sobre o asteroide para determinar sua composição, trajetória pelo Sistema Solar e sua origem.

FONTE: space explored


0 Comentários